Destaques Passados

AQUAVALENS FP7 - o LAIST integra o Projecto FP 7 denominado AQUAVALENS com o tema ''Microbially safe water for human consumption'. O consórcio é constituído por 39 parceiros entre pequenas e médias empresas, universidades e institutos de investigação. O projecto tem a finalidade de proteger a saúde dos cidadão europeus da contaminação existente em água para consumo humano e água utilizada no processamento de alimentos através do melhoramento dos métodos para testar a qualidade das águas. O projecto visa o desenvolvimento e o uso de novas técnicas moleculares que permitiram a detecção, por rotina, de patogénicos aquáticos, melhorando a segurança e a higiene da água fornecida para consumo humano e produção de alimentos em toda a Europa.

Início Destaques passados

Telefone:

+351 21 841 79 54

Mail:

Morada:

Campus Alameda
Instituto Superior Técnico

O LAIST analisa areias de praia e de parques infantis para bactérias indicadoras de contaminação (coliformes, Escherichia coli e Enterococos intestinais), parâmetros micológicos (fungos filamentosos, leveduriformes e dermatófitos) e vírus entéricos (adenovirus, norovirus, virus da hepatite A, entre outros).

I&D

© Jul/2018 Laboratório de Análises do Instituto Superior Técnico

O LAIST realiza a análise dos seguintes parâmetros:
- análise de CFC's (R11, R12, R22, R113 e outros) em amostras de Resíduos Sólidos e Óleos;
- análise de BTEX (Benzeno, Tolueno, Etilbenzeno e Xilenos) em amostras de ar interior;
- análise de THM's (Clorofórmio, Diclorobromometano, Dibromoclorometano e Bromofórmio) em amostras de ar de piscinas cobertas;
- análises dos pesticidas Diquato e Paraquato em amostras de Água para Consumo Humano e Águas Naturais - Parâmetros Acreditados;
- análise de vários compostos em amostras de produto de higiene (detergentes, gel de banho, champô, cremes de corpo e outros) por cromatografia.
- análise de Poder Calorífico Superior e Poder Calorífico Inferior em vários tipos de amostras.

Análise de melamina e aldeídos - as embalagens de plástico são vulgarmente utilizadas como recipientes para armazenar água para consumo humano. No entanto, alguns dos seus constituintes podem migrar para a água, alterando algumas das suas propriedades, tais como cor, odor, sabor e outras.
Como por exemplo podem referir-se os compostos MELAMINA e ACETALDEÍDO, os quais podem ser analisados no LAIST por UPLC-MS-MS e GC-ECD ou GC-MS, respectivamente.

Análise de Norovirus GI, Norovirus GII e Vírus da Hepatite A - os moluscos bivalves, com a sua capacidade de filtrar água e sua tradicional forma de consumo (muitas vezes crua ou levemente cozinhados), são um grupo de alimentos que constitutem elevados riscos para a saúde humana sendo um dos mais comuns veículos transmissores de doenças virais causadas pela ingestão de alimentos.
O LAIST encontra-se acreditado para a pesquisa e quantificação de Norovirus GI, Norovirus GII e Vírus da Hepatite A em moluscos valves seguindo a norma internacional ISO/TS 15216-1:2013.

aaaaaaaaaaaaiii